quarta-feira, 30 de maio de 2012

Proposta 3-memória descritiva


Esta infografia é intitulada “SOBREIRO, a árvore de Portugal”, e funciona como uma página de um herbário.
O objectivo principal de um herbário é a recolha e conservação de exemplares de plantas com as respectivas etiquetas. Destas etiquetas fazem parte a identificação da espécie em questão. A criação de herbários tem início no século XVI em Itália, e eram vistos como coleções de plantas secas e cosidas em papel. Carl Lineu, designado como o “pai da taxonomia” foi o responsável pela popularização da prática corrente de montar os exemplares em folhas de papel e guardá-las na horizontal.
A espécie abordada é o Sobreiro, também conhecido por Quercus suber.
Para a organização da informação baseamo-nos nos antigos herbários manuscritos. O que se reflecte no aspecto rústico do fundo.
O sobreiro ocupa uma vasta área geográfica, apesar de se manifestar mais fortemente no sul do país. Por isso o colocamos sobre o sul do mapa de Portugal.
Segundo a ECOSFERA do jornal Público, o sobreiro já está protegido por lei desde 2001, entretanto ganhou um novo título, o de árvore nacional, conseguido após aprovação, por unanimidade, de um projecto de resolução apresentado na Assembleia da República e de uma petição pública com 2291 assinaturas.
"Color Increases Memory. If a picture is worth a thousand words, a picture with natural colors may be worth a million, memory-wise.", Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory and Cognition, published by the American Psychological Association (APA)
Uma vez que as "natural colors" são bastante importantes num objecto, a paleta de cores utilizada baseia-se nos bejes, castanhos, e alguns verdes, cores presentes no Sobreiro.
"A textura é o elemento visual que com freqüência serve de substituto para as qualidades de outro sentido, o tato.", DONDIS, Donis A. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Assim, para o titulo utilizamos o tipo de letra Papyrus, por se assemelhar aos manuscritos rústicos e ser de textura mais recortada, tal como a casca do Sobreiro.
O texto e a legenda assumem um carácter mais científico, por essa razão recorremos ao tipo de letra Calibri, não serifada, de desenho muito simples e de fácil leitura.
O titulo foi desenhado com a textura do Sobreiro excepto a primeira letra “S” a qual apresenta a folhagem característica e uma ramagem jovem a despontar. Estes dois componentes conjugam-se de modo a formar uma lógica de copa/árvore transformando o titulo no próprio sobreiro.

Proposta 3- Infografia







terça-feira, 1 de maio de 2012

Proposta 1 - Memoria Descritiva da Capa do álbum e do CD (João Archer)

Na primeira proposta de trabalho da disciplina de Design e Comunicação Visual foi-nos colocado um desafio, a realização de um abúm e CD que integrasse uma interpretação visual através de pontos e linhas a partir de uma música ao gosto de cada um. Assim, optei por um caminho talvez mais arriscado, uma vez que a música não possui qualquer tipo de letra, tendo assim que recorrer à inspiração proveniente apenas do que a melodia nos tem para oferecer. A música escolhida foi “Seville” de Hans Zimmer, umas das músicas que fazem parte da banda sonora do filme “Missão Impossível 2”.
Hanz Zimmer nasceu a 12 de Setembro de 1957, é alemão, compositor e produtor musical. Já compôs músicas para centenas de filmes, como “Lion King”, “Gladiator”, “The Dark Knight”, “Inception”, e para dois jogos “Call of Duty: Modern Warfare 2” e “Crysis 2”. Hans foi várias vezes nomeado e chegou até a ganhar vários prémios, desde Oscar’s até Globos de Ouro. Este Compositor/ Produtor tem um estilo caracterizado pela predominância de sons metálicos conciliados com vozes marcantes, isto tudo com um fundo de orquestra.
Conforme o nome indica a música escolhida faz recordar Sevilha e as suas sevilhanas a dançar (por sinal é a cena inicial do filme), os seus vestidos pretos às bolas vermelhas e rendados a serpentear. O som das castanholas e do sapateado funde-se com o acordes da viola, criando uma melodia única, um perfeito pano de fundo da cidade de sevilla! Desta forma, decidi criar uma bailarina em que metade do seu vestido surge da viola, criando uma imagem que nos transmite a união dos diferentes elementos, como se o vestido e a viola fossem um só. O fundo é inspirado não só nas cores dos vestidos, como na própria decoração e cores dos edifícios, marcados pela arte árabe. O álbum possui cores como vermelho e amarelo (os vestidos e a bandeira de Espanha), o castanho e preto (das violas).

Proposta 1 - Capa do Album e CD (João Archer)




Proposta 1 - Inspiração (João Archer)

Estas foram algumas das imagens que me proporcionaram alguma inspiração para a execução deste trabalho.



Proposta 1 - Escolha da Musica (João Archer)

A escolha da musica foi complicada, uma vez que tive várias ideias para outras musicas. Mas quando finalmente me decidi a premiada foi "Seville" de Hans Zimmer, banda sonora do filme "Missão Impossível 2".