quinta-feira, 14 de junho de 2012

Proposta 3- Ensaio teórico

Ensaio Teorico sobre Infografia




"O design congrega elementos essenciais para o jornalismo moderno que hoje considera o elemento visual, imprescindível para agregar valor à leitura de um texto.Como no caso dos infográficos. A preocupação da diagramação é justamente dar às mensagens a devida estrutura visual a fim de que o leitor possa discernir rápida e confortavelmente, aquilo que para ele representa algum interesse” (SOUZA, 1985).

Esta infografia tem como principal objectivo, a percepção do poder da Walt Disney; atualmente possuidora de um dos maiores estúdios de Hollywood, de onze parques temáticos e várias redes de televisão, como a ABC e a ESPN. E que adquiriu recentemente a Marvel Entertainment Inc. por $4bilhões.

Logo em primeiro plano, destaca-se a personagem Mickey Mouse, criação de Walter Elias Disney, que contracena com um segundo Mickey que incorpora o "Homem-aranha", famosa personagem de banda desenhada da Marvel comics.
Esta fusão de personagens pretende marcar a compra da Marvel Entertainment pela Walt Disney, em 2009.
Em segundo plano, apresentam-se dois cenários contrastantes. Do lado esquerdo, surge a Walt Disney, num fundo suave e sóbrio, com uma escala de cinzentos e branco. O texto não serifado, em tonalidades escuras (não se dissolve no fundo) e desenho rectilíneo permite uma leitura directa.
O símbolo da empresa Walt Disney está em caixa alta, serifado e com um desenho complexo, muito trabalhado, artístico.  Do lado direito, a Marvel,  com um fundo vermelho escuro do qual se destaca o vermelho vivo do símbolo da Marvel, com texto branco para se realçar do fundo. O símbolo da Marvel está em caixa alta, sem serifas e com um tipo de letra muito firme e elegante.
Em cada um dos lados aparecem os respectivos criadores das empresas: Walter Disney, criador da Disney e Martin Goodman, criador da Marvel.
Os textos no topo  estão organizados horizontalmente em função de duas linhas que trocam de cor ao mudar de fundo. Os restantes textos estão alinhados com as margens direita e esquerda da infografia, tendo como referência contextual símbolos da Disney e da Marvel.
A frase principal "EL MARAVILLOSO MUNDO DEL DINERO", em caixa alta, sem serifas, exceptuando no "D" de "Dinero" e com duas cores, destaca-se dos dois cenários, exclamando o poder económico da Disney, que desde a sua criação foi enriquecendo e subindo no mercado dos media. Walt Disney sempre teve o lema: "Keep moving forward"; e assim foi: investiu e ganhou.
Steve Jobs, ex-acionista da Walt Disney Company na época da sua expansão,  e já presidida por Robert Iger, disse um dia: "Innovation distinguishes between a leadrer and a follower", que significa: "A inovação distingue um lider de um seguidor". O  progresso, a inovação constante e a ousadia da Walt Disney é prova do que afirmou Jobs; devido à sua vontade de saltar barreiras, esta é hoje uma das empresas mundialmente mais poderosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário