quinta-feira, 5 de abril de 2012

Proposta 1 - Redação de dois ensaios teóricos (Joana Santos)

 
Memória descritiva
Foi-nos proposto para este primeiro exercício, a elaboração de uma composição visual que transcreve-se uma música por nós escolhida. Essa composição deveria ser adaptável em dois formatos: um contorno quadrado e outro contorno circular.
Como tal, optei por uma das minhas bandas preferidas da actualidade. Os Foster the People foram uma revelação ainda em 2010 com o seu single “Pumped up kicks”. Indie Rock é o género de música da banda, o que torna a música ainda mais adaptável ao trabalho em questão.
Elegi o tema “Pumped up kicks” por contem uma grande carga metafórica, e tornar possível uma composição mais cómica.
A música impulsiona-nos para um mundo diferente, onde experienciamos uma mistura entre a infância e as aventura no farwest dos filmes do cinema western. É através desta metáfora que o autor da canção representa a revolta de Robert (personagem principal), caracterizado como o “Cowboy Kid”.
Como símbolos recorri inicialmente ao sapato com óculos, que representa as outras crianças; aquelas que Robert não suporta. A arma tem duplo sentido, primeiro representa a revolta e a reprovação de Robert fase às atitudes das outras crianças; e por fim é a transcrição directa do verso: “You’d better run, better run, outrun my gun”. As pegadas representadas na imagem derivam do mesmo verso.
Como inspiração para a elaboração da minha composição tive a banda desenhada de Andy Warhol, assim como outras imagens sobre pop arte.
De um modo mais técnico podemos caracterizar a imagem como assimétrica (também ela representa a assimetria entre a infância de Robert e a das outras crianças), simplicidade, que tornar mais fácil a leitura dos elementos, e ainda enfática, pois há um destaque do sapato e dos óculos relativamente aos restantes elementos devido às cores usadas e à disposição dos elementos. São do meu ponto de vista os dois objectos mais apelativos.
Creio que esta composição traduz bem a originalidade da música, especialmente devido à ironia caracterizante.
Segundo Duarte Pedreño: "... aos indie, creio que vieram para ficar." Eu partilho da mesma opinião, creio que chegaram para se afirmar e para prosperar durante um longo periodo de tempo.


Letra da canção:

Pumped Up Kicks - Foster The People

Robert's got a quick hand.
He'll look around the room,
he won't tell you his plan.
He's got a rolled cigarette
Hanging out his mouth he's a cowboy kid.
Yeah he found a six shooter gun.
In his dad's closet hidden in a box of fun things
And I don't even know what.
But he's coming for you,
yeah he's coming for you.
All the other kids with the pumped up kicks
 You'd better run, better run, outrun my gun.
All the other kids with the pumped up kicks
You'd better run, better run, faster than my bullet.

Daddy works a long day.
He be coming home late, yeah he's coming home late.
And he's bringing me a surprise.
'Cause dinner's in the kitchen and it's packed in ice.
I've waited for a long time.
Yeah the slight of my hand is now a quick pull trigger,
I reason with my cigarette,
And say your hair's on fire,
you must have lost your wits, yeah.
All the other kids with the pumped up kicks
You'd better run, better run, outrun my gun.
All the other kids with the pumped up kicks
You'd better run, better run, faster than my bullet.

[Whistling]
All the other kids with the pumped up kicks
You'd better run, better run, outrun my gun.
All the other kids with the pumped up kicks
You'd better run, better run, faster than my bullet.
 
Ensaio teórico


Da minha recolha fotográfica esta imagem foi a minha escolhida, pois pareceu-me ser tecnicamente a mais rica.
Do ponto de vista dos elementos básicos presentes, apenas identificamos a linha, porém esta aparece com diferentes expressões, tanto em termos de orientação, como de espessura ou afastamento entre elas.
A guia é representada por uma linha longa e contínua; esta reforça a ideia de separação entre a via de circulação automóvel e pedonal.
As linhas que vemos na horizontal são segmentos de recta, e possuem todas a mesma espessura, porém à medida que se aproximam da passadeira, o espaçamento entre elas vai diminuindo. Este é um bom exemplo de sequência e previsibilidade. Estas têm como objectivo advertir os automobilistas que se aproximam de um obstáculo, neste caso de uma passagem para peões (passadeira), que também ela é representada com segmentos de recta, no entanto estão dispostas perpendicularmente em relação às anteriores. As linhas representativas da passadeira têm todas a mesma espessura e espaçamento entre elas; o que representa um ótimo exemplo de estabilidade e repetição. Deste modo, é possível assinalar-se mais rigorosamente um local de atravessamento de peões.
No conjunto de todos os elementos deparamo-nos com as seguintes técnicas de comunicação visual: equilíbrio, regularidade, simplicidade (para permitir aos condutores e peões um rápido processamento da informação), previsibilidade, estabilidade, sequência e repetição.
Tudo isto permite uma rápida compreensão do espaço em questão, garantindo, deste modo, uma melhor segurança rodoviária.
Deste modo podemos compreender a frase do artista Paul Klee: "A linha não reproduz o visível, ela torna visível. A linha como matriz geradora de formas essenciais prescinde de palavras para se fazer compreender."




Sem comentários:

Enviar um comentário