quinta-feira, 5 de abril de 2012

Proposta 1- Memória Descritiva (Catarina Monteiro)


Esta proposta insere-se no programa da disciplina de Design de Comunicação Visual com o objectivo de representar uma música num CD e respectiva capa, recorrendo a elementos básicos e técnicas de comunicação visual.
Esta música retrata algumas consequências do A.D.D (Attention Deficit Disorder), como é o caso do sentimento de distanciamento do mundo real, neste caso da pessoa amada. 
O afastamento entre o "real" e o “Eu” está representado na dualidade de cabeças e na dualidade simbólica do fundo (entre a simplicidade e o estático,  e a complexidade e o movimento) . E a disparidade entre cada "realidade" surge nos distintos elementos que saem de cada cabeça.
Esta dualidade baseia-se na diferença entre o simples e o complexo,"A ordem contribui enormemente para a síntese visual da simplicidade, uma técnica visual que envolve a imediatez e a uniformidade da forma elementar, livre de complicações ou elaborações secundárias. Sua formulação visual oposta, a complexidade, compreende uma complexidade visual constituída por inúmeras unidades e forças elementares, e resulta num difícil processo de organização do significado no âmbito de um determinado padrão." DONDIS, Donis A. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991, pp. 51-83.
Assim do lado esquerdo, num fundo branco (simplicidade, racionalidade) , surgem linhas rectas  em preto (objectividade, consistência, rigidez, estático), representando a “realidade” para alguém que não teria este distúrbio, e portanto, algo possivel, concreto, simples de captar;
Por outro lado, alguém com ADD por vezes não consegue captar a “realidade” devido ao “ruído de fundo”, ou então, o modo como expressa os sentimentos nem sempre é compreendido por quem não experienciou este distúrbio, podendo até ser considerado insensível, “This is how I show my love/I made it in my mind because/I blame it on my A.D.D. baby”. Assim do lado direito representei esse outro mundo, muito mais complexo, flutuante e vago, e imprevisível através de formas biomórficas de várias cores; as cores quentes expressam a energia do pensamento, a incandescência ,o dinamismo (vermelho), a paixão e a irracionalidade(rosa), já as cores frias expressam a distância (azul), a espontaneidade (verde), a distinção e a personalização (roxo); a simbologia da cor aliada às formas biomórficas  criam desordem e confusão. O que se opõe à captação objectiva e simplista da realidade por parte dos “outros”.
Para além disto, a composição musical transmite a sensação de explosão, liberdade, flutuação, aquilo que o “Eu” gostaría de sentir e não consegue (“Sail!”) , que está associado também às formas biomórficas.
Toda a representação é composta por dualidade e/ou oposição, assim como os sentimentos transmitidos na música. Dualidade de sentimentos, dualidade simbólica, como, por exemplo, os biomorfismos aliados à cor, surgem como “sintomas” do distúrbio mas, por outro lado, surgem como a “flutuação, liberdade, explosão” (“Sail!”) provocada pela composição musical.


"A ordem contribui enormemente para a síntese visual da simplicidade, uma técnica visual que envolve a imediatez e a uniformidade da forma elementar, livre de complicações ou elaborações secundárias. Sua formulação visual oposta, a complexidade, compreende uma complexidade visual constituída por inúmeras unidades e forças elementares, e resulta num difícil processo de organização do significado no âmbito de um determinado padrão.DONDIS, Donis A. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991, pp. 51-83.
 

Nota: 
Para conseguir interpretar de um modo mais correcto a música fiz uma pequena pesquisa sobre a sintomatologia do ADD, e segundo a ADDA (Attention Deficit Disorder Association) consiste em:
- Falta de atenção em detalhes, cometendo erros por descuido;
-Dificuldade em manter a atenção em determinadas tarefas;
- Distanciamento do paciente quando lhe dirigem a palavra;
-Muitas vezes não consegue seguir as instruções até ao fim;
-Perda ou esquecimento de elementos importantes;
-Sentimento de inquietação, constante movimento das mãos e dos pés, ou mesmo contorção.
-Correr ou subir excessivamente
-Fala em demasia;
-Responde precipitadamente antes de ouvir toda a questão, dificuldade em aguardar a vez.


Bibliografia:
Berry,Susan e Martin, Judy.Diseño y color.Blume,1994

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