quinta-feira, 5 de abril de 2012

Proposta 1- Ensaio Teórico (Catarina Monteiro)





Uma imagem é resultado de uma associação mental sugerida pelos elementos representados, neste caso optei por uma imagem naturalista que representasse uma relação entre a energia e a paisagem, um tema bastante actual.
Nesta imagem é possível observar um dos elementos básicos da comunicação visual, a linha, que está inserida no desenho da árvore e do aerogerador, por exemplo.
Esta fotografia apresenta um valor expressivo em relação ao ambiente transmitido. Ela cria tensão através da ausência de objectos, do estático, do uso de um ponto luz (atrás do aerogerador) que sai de um centro óptico fora do centro geométrico,  da gama de cinzentos, da linha escura  como centro de atenção na composição e de separação entre uma superfície lisa e uma texturada, à qual se sobrepõe uma árvore que parece receber uma descarga eléctrica da nuvem; outra técnica que expressa tensão nesta fotografia é a oposição entre a simplicidade do aerogerador, em primeiro plano, e a complexidade da árvore em segundo plano.
"Os extremos de significado podem ser transformados em graus menores de intensidade, a exemplo da gradação de tons de cinza entre o branco e o negro. Nessas variantes encontra-se uma vastíssima gama de possibilidades de expressão e compreensão.",DONDIS, Donis A. A sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 1991, pp. 51-83.  Assim, para além da sensação de tensão, a cor preta e as sombras acentuadas indicam uma atmosfera misteriosa e pesada. 
Outra sensação transmitida é a de movimento que resulta da ordenação de objectos com diferentes tamanhos, criando profundidade e um padrão rítmico de leitura direccionada (ocorre na oblíqua, da esquerda para a direita). Para além disto, este movimento é consequência da posição ligeiramente oblíqua da torre (instabilidade da composição), e do triângulo formado pelas pás do aerogerador que não está paralelo à base da fotografia; gera-se assim um "movimento estático" do aerogerador que guia a leitura para uma zona de tensão (linha escura).
Toda a imagem funciona como um índice de um acontecimento futuro, toda a tensão criada num "movimento estático" parece estar prestes a ser descarregada energeticamente sobre a árvore.

Sem comentários:

Enviar um comentário